A gente sempre retorna antes das férias dos professores, e temos muito trabalho aguardando pelas nossas deliberações. Há atribuições que já fazem parte do ritual de início de ano, e outras que aparecem e já possuem status de prioridade. Antes de sair correndo, recomendo uma matriz de gestão ( GUT, pode ser interessante) que poderá lhe ajudar a mapear o que é urgente, e o que poderá aguardar mais um pouquinho.
É preciso aproveitar esse tempo, para organizar a Escola, desde as questões burocráticas, que exigem sistemas informatizados, até as questões estruturais, como a organização das salas de aula, as atualizações de softwares, wi-fi, entre outros.
1-Sistemas: è preciso ficar atento a prazos e informações que devem ser compartilhados aos sistemas de governo e ferramentas internas de monitoramento de dados.
2.Acolhimento das novas famílias: Apresentar a escola e a concepção de ensino, pode ser um divisor de águas para as relações respeitosas e saudáveis que ocorrerão durante o ano.
3.Formação de professores: elaborar um projeto formativo individual e coletivo para o início do ano, considerando professores ingressantes, as fragilidades de
E não se esqueça: delegue, direcione, forme e oriente e as metas do ano letivo.
4.Atribuição de aulas: reconhecer o perfil dos professores e da turma, conectando -os, pode ser importante para o desenvolvimento das aprendizagens. Analisar o horário das aulas e suas combinações, e jornadas , também faz parte da ação gestora;
5.Atualizações legais: em 2025, já temos o Parecer 50,o novo ensino médio e as deliberações em relação ao uso do celular. É preciso planejar ações de reconhecimento com toda a comunidade escolar.
Não esqueça de delegar, direcionar e exercer a a gestão de forma participativa , assim, também conseguirá observar as belezas da Escola.