O SARESP vem aí!

Precisamos falar sobre isso : SARESP. Idealizado para verificar as proficiências dos estudantes, o SARESP se transformou numa corrida de fórmula I, ou melhor, numa tabela de campeonato de Futebol, em que sempre haverá os "times/escolas que cairão para segunda divisão e serão expostos em rede nacional, e os TOP 10, declarados como os que realizaram uma ótima campanha no ano ( Como se o currículo do 9ºano, fosse consolidado em um único ano).

Sinceramente, é uma estupidez, acreditar que indicadores isolados e medidos em uma prova escrita poderão qualificar toda a dedicação de professores, educadores, secretarias de educação e toda a comunidade escolar. Então, vejam: ainda há Instituições que tratam o SARESP desta forma.  

Tenho certeza que já presenciaram os " juízes" do jogo direcionando os resultados aos estudantes: "Aquela Escola, só possui alunos fracassados!"A avaliação da Escola acontece no dia a dia, no brilho dos alunos, no convite em que a Escola faz pra os alunos aprenderem, na observação dos encontros, na eficácia da utilização dos investimentos e incentivos, na quantidade de horas de formação dedicada aos professores e também na proficiência dos estudantes em resolver problemas. 

Sim, eu acredito, que é a habilidade em resolver problemas utilizando o conhecimentos desenvolvido na jornada escolar que determinará o sucesso na aprendizagem, ou seja, abordagens tradicionais, baseadas em memorizações e "complete a frase", poderão trazer resultados interessantes na prova escrita, mas, não na "prova da vida". Eu ainda acredito que talvez, Escolas que estejam realmente preocupadas com o desenvolvimento de competências e não apenas de conteúdos, não se preocupam com avaliações externas. Elas estão preocupadas com a sutileza do próprio território e se garantem com o que é produzido, criado e legitimado pela corrente da comunidade escolar. Quem sabe, um dia, veremos essa expansão? 

Homenagem à Escola, bombom sonho de valsa de parabenização aos professores, ranking exposto no jornal da cidade com direito a "bônus" aos que atingiram as metas e frases assediadoras para os gestores das Escolas que normalmente estão em cenários de vulnerabilidade social, com alta rotatividade de professores e pouco investimento financeiro sempre são cenas que se repetem.

"Não sou contra o SARESP, mas, há exatos 20 anos presencio, rupturas em sua essencialidade, ou seja: Acredito que a avaliação externa, precisa ser utilizada para alinhamentos dos sistemas de ensino e de cada escola, sua base é para diagnosticar lacunas nas aprendizagens dos estudantes e também nos processos de ensino.

 É necessário que investimentos, mentorias, comunidades em rede, sejam provocadas para que o direito da aprendizagem seja legítimo, por que quando um não aprende, sofre a pais inteiro. Escolas com bons resultados, também podem colaborar com todo o sistema num movimento de rede, ou seja, o bom compartilhamento de práticas pode trazer respostas, ou provocações.

Fiquemos de olho: TREINAR a PROVA com os estudantes, não trará os mesmos resultados que TREINAR FORÇA na ACADEMIA! E no campeonato de FUTEBOL, normalmente , o que vence, é o que tem mais investimento.

Ah, minha gente, os nossos alunos, professores e gestores, precisam de liberdade! 

Vamos usar na "forma" certa.

Abraços

Ivy Sandim